PAEBM

PAEBM - Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração

A segurança das nossas barragens é prioridade. O PAEBM estabelece diretrizes para minimizar riscos e proteger a comunidade.

O que é o PAEBM?

O Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) é um documento que estabelece diretrizes para ações imediatas em situações de emergência. Seu objetivo é minimizar riscos às comunidades, mitigar impactos ambientais e proteger o patrimônio cultural. As barragens da Mineração Morro do Ipê seguem a Política Nacional e Estadual de Segurança de Barragens e possuem seus PAEBMs. O plano é elaborado e gerido conforme exigências legais e orientações de órgãos de proteção e defesa civil, garantindo a efetividade das medidas de segurança.

Níveis de emergência

O PAEBM categoriza as emergências em três níveis, cada um com ações específicas:

Nível de Emergência
Detalhamento
Comunicação
Ações a serem tomadas
Nível 1
Quando detectada anomalia que resulte na pontuação máxima quanto ao estado de conservação ou para qualquer outra situação com potencial comprometimento de segurança da estrutura, que demanda inspeções especiais (diárias).
Agência Nacional de Mineração, Órgãos Ambientais, Defesa Civil Nacional, Estadual e Municipal.
Sinalização de instabilidade. É intensificado o monitoramento.
Nível 2
Quando resultado das ações adotadas na anomalia referida do nível 1 for classificado como “não controlada” ou “não extinta”, necessitando de novas inspeções especiais e intervenções.
Agência Nacional de Mineração, Órgãos Ambientais, Defesa Civil Nacional, Estadual e Municipal, polulação de ZAS e ZSS.
A partir desse nível é feita a evacuação das pessoas na Zona de Autossalvamento.
Nível 3
Situação de ruptura iminente ou está ocorrendo.
Agência Nacional de Mineração, Órgãos Ambientais, Defesa Civil Nacional, Estadual e Municipal, polulação de ZAS e ZSS.
As sirenes são acionadas imediatamente e os cuidados são estendidos para as pessoas que estão na Zona de Salvamento Secundária por meio de medidas educativas adicionais.

ZAS e ZSS

A Zona de Autossalvamento (ZAS) é a área onde o tempo de intervenção das autoridades é crítico. Nessas zonas, a população deve ser orientada a tomar ações por conta própria, como evacuar imediatamente, sem depender de ajuda externa. Enquanto a Zona de Salvamento Secundária (ZSS) é a área além da ZAS, onde há mais tempo para que as autoridades possam alertar e mobilizar equipes em situações de emergência. 

Acesse os mapas da ZAS de Brumadinho, Igarapé e São Joaquim de Bica:

Importância da sinalização no PAEBM

As placas de sinalização são vitais para orientar a comunidade e as autoridades em situações de emergência. A Mineração Morro do Ipê realiza a implantação e atualização dessas placas em Brumadinho, Igarapé e São Joaquim de Bicas, em parceria com as Defesas Civis municipais, garantindo que as informações sobre as áreas de risco, rotas de fuga e pontos de encontro estejam sempre atualizadas.

Contatos de Emergência

Contatos importantes

Sala de Monitoramento Geotécnico (24h)
Telefone: (31) 3614-1841

PAEBM Barragens

Acesse os documentos detalhados sobre o PAEBM para as barragens da Mina Ipê e Mina Tico-Tico:

Barragem B1 Auxiliar
Mina Tico-Tico

Barragem B2 – Mina Tico-Tico